Whats does "Feminism" means?

ilustração por Camila Rosa

Vivemos numa era onde o feminismo e a igualdade estão sempre na ordem do dia. Todos os dias se ouve falar destes conceitos e cada vez são mais as pessoas que se auto-intitulam de feministas. Porém, é ainda possível encontrar quem repudie e diga não se identificar com estes ideais, muitas vezes, porque nem sabem o que significam. Ou melhor, acham que sabem mas, na verdade, a ideia pre-concebida que têm de feminismo não corresponde à realidade. 
Assim, achei que se queria começar a abordar este tema por aqui com mais frequência, deveria em primeiro lugar defini-lo. Isto porque, quero que as minhas leitoras e leitores estejam informados e, acima de tudo, que não hajam mal entendidos. Então afinal, o que é o feminismo?


Há cerca de 1 mês atrás coloquei essa questão no meu instastories pois queira ter noção do que as pessoas pensavam acerca do assunto. Apesar de não ter recebido muitas respostas, as poucas que recebi correspondiam, de facto, à realidade. 


Ao contrário do que muitos ainda pensam, o feminismo não significa superioridade de sexos. Não significa que as mulheres são superiores aos homens e muito menos que os odeiam. Significa, sim, igualdade! O feminismo é um movimento ideológico que se foca na igualdade civil e legal entre ambos os sexos. Igualdade, não superioridade.
O feminismo significa liberdade. Significa que todas as mulheres devem ser livres de escolher o que querem ou não fazer com as suas vidas. É errado pensar que as feministas não gostam de cozinhar, não querem ter filhos, se vestem de forma masculina e são todas lésbicas. Existem, sim, femininas que adoram cozinhar e outras que detestam. Existem feministas que querem ter filhos e outras que não podem nem pensar nisso. Existem feministas com um estilo masculino e feministas que super femininas que adoram maquilhagem e o mundo da moda. Existem mulheres que querem ser donas de casa e fazer disso o seu estilo de vida, e está tudo bem! O feminismo é sobre isso mesmo. É sobre a liberdade da mulher poder escolher exatamente como quer organizar a sua vida, em vez de o fazer de acordo com as obrigações que a sociedade lhe impõe. 

O feminismo é, ainda, sobre quebrar as ideias pre-concebidas de que uma mulher deve andar sempre arranjada, elegante, ter cuidado com a alimentação e sentar-se de pernas fechadas. O feminismo é precisamente sobre a diversidade e a aceitação das diferenças, porque elas existem e sempre vão existir. 
O feminismo é sobre apoiarmos as mulheres que nos rodeiam porque juntas somos mais fortes. É sermos solidárias e compreensivas umas com as outras, mesmo não tendo passado pela mesma luta. Ser feminista é não depender do fracasso de outra mulher para ter sucesso. É não comparar-mos a nossa beleza com a beleza da outra. É aceitarmo-nos a nós mesmas como somos e ajudarmos as mulheres em nosso redor a fazerem o mesmo. 

Na minha opinião, quando nos respondem que não concordam com o feminismo devemos colocar as coisas da seguinte forma: Perguntar à pessoa em questão se acha que a filha/mãe/irmã/prima dela deve ter os mesmos direitos e oportunidades que os seus colegas e amigos. Se a resposta for sim, já é meio caminho andado para essa pessoa entender que o feminismo não é um bicho de sete cabeças. Pelo contrário, é uma forma mais iluminada de ver o mundo em nosso redor. 

Agora digam-me, era esta a ideia que tinha do conceito "feminismo"? 
Deixem as vossas opiniões nos comentários. 



Share your thoughts :

  1. Este é um tema tão debatido actualmente e sinto que muita gente fala sem saber verdadeiramente o essência do "feminismo". Excelente artigo, adorei!

    Beijinhos, Catarina | Blog // Instagram // Facebook // Bloglovin’

    ResponderEliminar
  2. Eu considero-me feminista por isso é óbvio que este tema me agrada. ^^
    Beijinho

    www.trendsandfashionblog.pt

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente com o que disseste por vezes temos de fazer ou colocar as pessoas com certas perguntas de modo a entenderem aquilo que estamos a falar.
    https://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Adorei seu post, muito! O conceito é exatamente esse "Liberdade e Igualdade" pena que nem todos entendem isso :/
    Arrasou mesmo, princesa
    www.opsquerida.com.br/
    Segui o blog e amei seu feed no insta <3
    www.instagram.com/siteopsquerida/

    ResponderEliminar
  5. É uma forma de lutar pela igualdade e direitos da mulher.

    ResponderEliminar
  6. Oláá! tudo bem?
    Ahh sim, eu tinha essa ideia sim de igualdade.. mas realmente muita gente confunde, achando que é o oporto de machismo.. mas definitivamente não! ^^
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Era, sim senhor (; e sou muito apaixonada por este tema!

    ResponderEliminar
  8. ô meu deus, que post mais cheio de amor!
    eu digo que sou feminista com muito orgulho, mas nem sempre foi assim, lembro quem em 2014, por aí, eu não entendia muito bem e preferia simplesmente não dizer nada, até que quando entendi foi como se eu descobrisse um mundo novo, né não? não tem coisa mais linda do que a gente perceber o quanto a gente precisa lutar pelo nosso direito de igualdade.
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito da forma como falaste do assunto, super interessante! Cada vez mais ouvimos a palavra feminismo mas muitas vezes as pessoas não procuram saber e falam à toa.
    Bom post!

    Novo post Sweetie

    ResponderEliminar
  10. Que post maravilhoso! É tão bom ler este tipo de coisas e acima de tudo ver cada vez mais gente a lutar para que todas as mulheres possam ser aquilo que querem! Eu sempre fui muito julgada por dizer que não quero ter filhos...porque na cabeça das pessoas mais velhas, ser mãe é uma obrigação como mulher, é uma benção que eu sou obrigada a aceitar! NÃO, eu admiro imenso quem o faça, mas eu NÃO quero! Claro que posso mudar um dia de opinião, mas não tem mal nenhuma uma mulher estar fora do padrão...somos seres humanos, com ideias diferentes, personalidades diferentes...mas no fundo todos iguais, seres humanos! <3

    http://joana-thesecond.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Thanks for your lovely comments
Obrigada pelos vossos comentários

@mdezolt