How to keep yourself organized (without stressing out)



Mantermo-nos organizados nem sempre é fácil, especialmente quando temos que conciliar a nossa vida pessoal com o trabalho, a universidade e o blogue. No entanto, não é impossível! Sendo que sou uma pessoa que não gosta de ficar parada, senti necessidade de ao longo dos tempos ir desenvolvendo as minhas skills no que toca à organização. Experimentei vários métodos e teorias e, finalmente, sinto que cheguei a um ponto em que me posso considerar uma pessoa organizada. 
Ainda assim, sei o que é sentir aquela frustração de ter imensas coisas por fazer e não conseguir cumprir nem metade e, por isso, hoje venho dar-vos 5 dicas para evitar que isso aconteça com vocês. São dicas que, para mim, considero essenciais e que graças a elas consigo organizar o meu dia da melhor maneira. 

1- Agendar/Planear
A primeira e, para mim, a mais óbvia é manter uma agenda. As agendas são ótimas para nos irmos guiando ao longo do dia e evitam com que nos esqueçamos de datas ou compromissos importantes. São, ainda, um ótimo instrumento para nos ajudar a fazer planos a longo prazo.
E, atenção, quando falo em agendas não falo apenas nas clássicas de papel pois, para quem prefere, as digitais também servem perfeitamente. 

2- Fazer listas
Sou um pouco suspeita neste ponto porque sou do tipo de pessoa que faz listas para tudo: listas do que tenho que estudar, do que tenho que fazer, do que tenho que comprar, do que tenho que arrumar, e por aí adiante. 
Para mim, a grande vantagem das listas é que à medida que vamos cumprindo os pontos podemos ir colocando um check e assim já sabemos aquilo que está feito e o que ainda falta fazer. Para complicar, podem ainda ser organizadas por prioridades, assuntos, funções, etc, etc. 
E bem, já devem ter reparado que sou uma list addict.

3- Manter apenas o essencial
Apesar deste ponto estar um pouco ligado ao estilo de vida minimalista, sinto que o mesmo é necessário se realmente queremos manter a nossa vida organizada. Um hábito muito importante que tenho é fazer limpezas regulares ás minhas gavetas e armários de forma a não acumular coisas desnecessárias. Gosto de ter poucas - ou apenas uma - coisas com a mesma função e, parecendo que não, isso ajuda-me a focar naquilo que realmente interessa.
Manter o nosso espaço de trabalho organizado e sem muita "tralha" também ajuda a manter a concentração.

4- Saber quando relaxar
Se fazer listas, arrumar e planear é importante, saber quando relaxar ainda é mais. Acontece que se não tivermos a cabeça limpa e livre de bad thoughts nunca vamos conseguir focar-nos e fazer as coisas como deve de ser. 
No meu caso, aquilo que gosto mesmo de fazer quando preciso de relaxar é tomar um bom banho - sem ser daqueles de 10 minutos em que entramos na banheira, fazemos o essencial e já está - ler, ver séries, fazer máscaras faciais e, até, meditar. Esta última em especifico, ajuda imenso a esvaziar a cabeça e a treinar a concentração numa só tarefa. Por isso, recomendo. 

5- Cumprir o planeado
Para mim, este é outro dos pontos mais importantes. Isto porque se nunca cumprirmos com o que planeamos, nem sequer nos esforçarmos para isso, vamos passar a ter um sentimento de frustração constante e achar que não somos capazes de cumprir aquilo com que nos comprometemos. Não cumprir o planeado contribui ainda para que nunca mais voltemos a planear nada porque simplesmente achamos que não vai resultar. 
É por isso que também é muito importante fazer listas e planos realistas de forma a conseguir cumpri-los todos. Ou seja, não vale a pena planear 10 coisas para o mesmo dia quando sabemos que, à partida, só vamos conseguir fazer 5 delas.


Todas estas dicas funcionam comigo na perfeição, no entanto podem e devem testá-las e adaptá-las às vossas necessidades, pois aquilo que funciona para uns pode não ser o melhor para outros. 
Com tantos outfits e receitas de comida maravilhosa (modéstia à parte), quase me esquecia de que também adoro escrever este tipo de publicações em que partilho dicas e conselhos com vocês. Aliás, anteriormente, já tinha partilhado algumas dicas para tornar as segundas feiras menos aborrecidas (www) e também para nos mantermos pessoas mais positivas (www). 


Aproveito ainda para das os parabéns à Dulce Russo pois foi a vencedora do Giveaway que esteve a decorrer no blog! A vencedora vai ser contactada e caso não responda no prazo de 48h, será sorteada outra pessoa.

E vocês, o que acham destas publicações? Há algum destes pontos com o qual se identifiquem? Contem-me tudo!





Share your thoughts :

  1. gostei da tuas dicas, mas para mim o mais importante é fazer o que tem de ser feito quando tem de ser feito, e não procastinar xD

    beijinho
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  2. Boas dicas! Eu preciso sempre de planear e ter horários!
    Beijinhoo
    RITISSIMA BLOG

    ResponderEliminar
  3. Good photo!
    http://majalivinglife.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Nunca me tinha apercebido quão fundamental estas dicas eram até há uns tempos atrás. Tenho começado a implementar no meu dia-a-dia alguns desses hábitos e a diferença é notória, tanto a nível de stress, como de produtividade, pelo menos para mim. Bom post, beijinho!

    wallvce.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Eu sou totalmente desorganizada e procratinadora, quando leio estas listas só penso "wow quem me dera conseguir ser assim" ahah. Enfim, ao menos consigo encontrar produtividade no meu caos.

    Marta Rodrigues, Majestic

    PASSATEMPO LOLITA & LOLITA II DA KAT VON D NO BLOG!

    ResponderEliminar
  6. Eu também não posso com a desorganização, belas dicas que dás, eu tb sou uma mulher de listas...
    xoxo

    marisascloset,blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Também tenho de ter tudo em listas e bem planeado se não perco o fio à meada. Adorei o post!
    Beijinhos
    http://eyeelement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. saber relaxar é essencial! otimas dicas :D
    Pam xo/ Pam Scalfi♥

    ResponderEliminar
  9. Adorei as dicas, eu tenho um problema de organização por isso qualquer coisa ajuda :p Beijinhos!

    NINETEEN MOONS

    ResponderEliminar
  10. Excelentes dicas e eu concordo com todas.:P também adoro organização e andar a fazer listas para tudo e para nada. ahahah

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Excelentes dicas, tenho de ver se as começo a seguir mais à risca ! A minha cabeça está o caos de tão desorganizada que ando !
    Beijo ❣
    Trovoada dos Sonhos

    ResponderEliminar
  12. Acima de tudo, saber quando relaxar é mesmo, mesmo importante :)
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Há giveaway a decorrer no blog :)

    ResponderEliminar
  13. Adorei as dicas mas confesso que não cumpro nenhuma delas, sou muito "apressada" pra anotar as coisas que vou fazer todo dia. Geralmente anoto pra não esquecer anyway! Adorei o post!!
    Beijinhos

    www.keep-calm-girls.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Bem preciso de ter em atenção estas dicas, que sou super desorganizada!

    ResponderEliminar
  15. Este post vai ajudar imenso, boas dicas!
    Beijinhos :)

    http://missweetie.blogspot.pt/2016/10/as-minhas-ultimas-compras.html

    ResponderEliminar
  16. Oláá!!
    Estou sempre a organizar minha vida! Adoro planejar, fazer lista de atividades! Muito bom! Mas também tem toda a razão sobre o período de relaxar! :)
    Ahh e estou seguindo o blog agora!
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  17. These are amazing tips! I get so stressed out when I have a lot to do! I'm going to make a list tonight and work slowly and take my time for a change! Thanks so much!
    Fix Me In Forty Five - A Beauty & Lifestyle Blog
    Blog Lovin' // Instagram
    xx

    ResponderEliminar
  18. Concordo com cada um dos pontos, também me tornei mais organizada à medida que a vida foi-se complicando, para dar tempo para tudo :)
    Também sou uma list addict, e a melhor parte é quando conseguimos fazer tudo (ou quase tudo) bem feito ^^

    Beijinhos
    O blog da Mó | Instagram

    ResponderEliminar
  19. Oh,this is that kind of posts I really need to read every day
    XOXO FASHION'S OBSESSIONS BLOG | INSTAGRAM FOLLOW MY BLOG ON GOOGLE+

    ResponderEliminar
  20. Eu tento sempre seguir essas dicas mas por vezes falho na parte da agenda. Mas aponto sempre tudo num caderno ou então em post its que colo à parede haha! Mas adorei as dicas, ajudam bastante a organizar :)

    http://free-colors.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Adoro organização. Por isso, posts destes são top :)

    Beijinho,
    Daniela Silva
    ❀ Diamonds In The Sky

    ResponderEliminar
  22. Que fixe, isto é tão verdade. Até sou organizadinha mas porque me mantenho sempre fiel à minha agenda, para te ser sincera.

    Ana C, www.adreamersland.com
    www.facebook.com/adreamersland xx

    ResponderEliminar
  23. eu uso planner, e me da muito jeito

    Com carinho, Renata Prado | Entre Zombies e Unicórnios |

    ResponderEliminar

Thanks for your lovely comments
Obrigada pelos vossos comentários

@mdezolt