3 tips to improve your self esteem


Nos dias de hoje ter uma imagem positiva de nós mesmos não é tarefa fácil. Vivemos rodeados de padrões de beleza pré-concebidos e limitados onde nem toda a gente se insere. E quando falo em padrões de beleza não falo só dos físicos. Falo de padrões físicos, psicológicos e até profissionais. É cada vez mais difícil distanciarmo-nos de pessoa x e mentalizarmo-nos de que só porque essa pessoa teve sucesso ao percorrer tal percurso, não significa que connosco aconteça a mesma coisa. Cada um de nós tem o seu ritmo diferente de crescimento e está tudo bem! Não é certo fazermos comparações constantes. Cada caso é um caso e fazer isso só vai contribuir para uma baixa auto-estima. 

Apesar de tudo isto, a verdade é que, em simultâneo, cada vez há mais representatividade. Cada vez mais vemos pessoas com percursos e backgrounds diferentes, com objetivos distintos e metas que em nada se assemelham. Pessoas de todas as formas e feitios. E, como vos tinha dito há uns tempo, quero contribuir para o alargamento do leque de representatividade dos meios digitais. Quero que alguém se identifique com o que escrevo, tal como eu me identifico com algumas coisas que leio.

Assim, hoje venho partilhar com vocês três dicas para aumentarem a vossa auto estima que resultaram comigo, no meu percurso. Três dicas que espero que vos ajudem a alcançar mais facilmente uma imagem positiva de vocês mesmos. 

1. Mentaliza-te de que não és só um corpo, és muito mais! 
O corpo é o teu transporte e o lugar onde vais viver para sempre, porém tu és muito mais do que isso! És as tuas experiências, a personalidade que estás a desenvolver, o teu carácter. És a forma como lidas com as situações do teu dia-a-dia, és as tuas origens e aquilo que aprendeste com os teus avós, pais, tios, etc.. É verdade, deves gostar do teu corpo. Mas aceita-o da forma que é. Não busques a felicidade num número na balança. Foca-te naquilo que realmente queres na tua vida e o resto virá por acréscimo. 

2. Encontra o teu mantra e repete-o todos os dias. 
Pessoalmente, esta foi uma prática que me ajudou e muito! Todos temos uma frase ou uma ideia principal na qual nos focamos. Escolham a vossa, ou as vossas, e repitam todos os dias para vocês mesmos. Quando repetimos muitas vezes uma coisa, ela torna-se real para nós! 

3. Respeita a tua singularidade. 
Não existem duas pessoas iguais. Por isso, mais uma vez, não é saudável compararmo-nos com o que vemos em nosso redor. Procurem alguém com que se identifiquem e cerquem-se de pessoas parecidas com vocês e que vos aceitem tal e qual como são! O nosso super poder é sermos únicos da forma como somos. Física e psicologicamente. O truque é aceitarmos isso e vermos beleza em cada traço e particularidade do nosso ser. 

Decidi falar sobre isto porque, para mim, mentalizar-me de que era muito mais do o meu corpo e o meu background não foi tarefa fácil. Sempre lutei contra o meu peso, procurando dietas infindáveis e estabelecendo metas irreais. Fui muito mais para além do peso quando quis começar a lançar-me no mundo dos blogs - por exemplo - e tudo o que fazia era comparar o meu sucesso com o dos outros. Mas isso não tem nada a ver! Mais uma vez, cada caso é um caso e o meu é diferente de todos os outros! Hoje acredito que sou única à minha maneira e o meu percurso em nada se assemelha com o dos outros. Pelo contrário, dá-me gosto ver os outros suceder e acredito que juntos chegamos mais longe. 


Digam-se gostam deste tipo de publicações? 
Que dicas têm para dar? Deixem nos comentários e vamos fazer deste post uma ferramenta de autocrescimento!


Share your thoughts :

  1. Self esteem is very important, Thank you for reminding us all.
    NEW POST
    https://www.melodyjacob.com/2018/08/puma-suede-platform-trace-wns-in-beige.html

    ResponderEliminar
  2. Parabens por este post, super bem falado e bem escrito. Que todas pensemos como tu e tenhamos a coragem de o pensar!
    Lindo texto mesmo!

    ResponderEliminar
  3. Pontos muito importantes. Tenho que me lembrar deles diariamente!
    Pam xo/ Pam Scalfi♥

    ResponderEliminar
  4. Ora aqui está um excelente post com 3 excelentes dicas! Ainda hoje falei de amor próprio no meu blog! E adoro que este assunto seja cada vez mais falado e que não seja escondido!!

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER | YOUTUBE

    ResponderEliminar
  5. adoro este tipo de post , adoro mesmo !
    Essa do mantra eu aprendi à muito pouco tempo , falei com a Inês Pimentel e ela ajudou me a encontrar o meu , está a ser fabuloso , parece ser algo estranho ao inicio , mas resulta mesmo :)
    O Olhar da Marina

    ResponderEliminar

Thanks for your lovely comments
Obrigada pelos vossos comentários

@mdezolt