Quem me segue há algum tempo sabe que mantenho (ou faço os possíveis para manter) um roupeiro cápsula há cerca de 1 ano. Primeiro, porque gosto de saber exatamente as peças que tenho quando chega a hora de escolher a roupa e, depois, porque me faz sentir mais organizada. Mas, afinal, o que é isto do roupeiro capsula, mais conhecido como Capsule Wardrobe?
Resumidamente, um armário cápsula consiste numa pequena seleção de peças de roupa versáteis com as quais nos sentimos confiantes e confortáveis, ao mesmo tempo. Regra geral, este roupeiro deve ser constituído por 37 peças, incluindo partes de cima, partes de baixo, casacos e sapatos (confesso que excluí os sapatos da minha contagem). No entanto, sou apologista de que cada caso é um caso e, por isso, devemos adaptar este número de acordo com as nossas necessidades.
Resumidamente, um armário cápsula consiste numa pequena seleção de peças de roupa versáteis com as quais nos sentimos confiantes e confortáveis, ao mesmo tempo. Regra geral, este roupeiro deve ser constituído por 37 peças, incluindo partes de cima, partes de baixo, casacos e sapatos (confesso que excluí os sapatos da minha contagem). No entanto, sou apologista de que cada caso é um caso e, por isso, devemos adaptar este número de acordo com as nossas necessidades.
É por achar este conceito extremamente interessante e por gostar de simplificar tarefas - neste caso, a tarefa de escolher a roupa - que decidi partilhar convosco 5 dicas úteis que me ajudaram a criar o meu Capsule Wardrobe. Vamos a isso?
1. Manter apenas as peças com as quais nos sentimos bem.
Antes de aderir a este conceito tinha no meu armário dezenas de peças que já não usava há anos mas que, vá-se lá saber porquê, tinha esperança de um dia voltar a usar. O que fiz foi tirar tudo do armário e voltar a colocar só e exclusivamente as peças que usava regularmente e com as quais me sentia bem. As restantes dividi em dois montes: "lixo" para as que estavam estragadas e "dar" para as que estavam em boas condições mas que já não vestia há mais de 6 meses.
2. Seguir uma paleta de cores.
Se tivermos um conjunto de cores às quais nos mantivermos fiéis, torna-se muito mais fácil pensar em combinações possíveis. Pelo contrário, se tivermos todo o tipo de cores no nosso armário e poucos tons neutros, na falta deles é quase impossível criar um bom oufit, a menos que sejam fãs de conjuntos super coloridos. O que não é, de todo, o meu caso.
Foi por isso que esta foi, para mim, uma das tarefas mais difíceis. Não por ter demasiadas cores no meu armário, mas pelo motivo contrário. Porém, com o tempo, fui sentindo de necessidade de juntar tons diferentes à minha coleção. Decidi, então, começar pelos mais neutros e foi por eles mesmo que me fiquei. Preto continua a ser uma cor que não pode faltar, no entanto sinto que está presente de uma forma muito mais moderada. Agora, vai contrastando com azuis marinhos, verdes tropa, rosas claros e cinzas.
3. Investir em qualidade em vez de quantidade.
Se conseguirmos investir em poucas peças de qualidade em vez de em várias com uma qualidade mais precoce, vamos conseguir mais facilmente obter um conjunto de peças que nos vão durar mais do que uma estação. Pessoalmente, tenho casacos e camisas que já me duram há 3 invernos. Não porque as uso pouco, mas porque quando comprei tive em atenção se durariam.
Regra geral, estas são peças intemporais e que sobrevivem a todas as tendências. Falo de casacos de cabedal, camisola de malha, camisas de cores básicas. No fundo, todas as peças que resultam em qualquer outfit.
4. Fazer listas
... especialmente antes de ir às compras. Isto porque temos tendência em comprar coisas levados pelo impulso. Achamos que nos fazem falta, mas depois quando vamos a ver é só mais uma das muitas que já temos.
O truque aqui é, antes de embarcarmos na aventura que é ir para os saldos, vasculharmos bem os sites das lojas que pensamos visitar e fazer uma lista daquilo que realmente precisamos. Assim, vamos evitar comprar coisas desnecessárias.
Quando comecei o meu Capsule Wardrobe, lembro-me que da minha lista faziam parte umas calças pretas, uma camisa branca e um casaco de ganga.
5. Fazer limpezas regulares
Não adianta de nada fazer a primeira limpeza se depois vamos continuar a acumular peças que já não usamos. O que costumo fazer é, de 3 em 3 meses, olhar para o armário e pensar há quanto tempo não uso determinada peça, porquê e se vou voltar a usar. Normalmente, acabo por colocá-la no saquinho para dar e passar à frente.
Assim, tenho a certeza que a organização vai ser constante, e não algo do momento.
Para mim, foi um dos passos mais libertadores do ano que passou, pois obrigou-me a despachar peças com as quais me sentia insegura mas que, por algum motivo, insistia em manter. Ajudou-me também na tarefa diária de escolher a roupa porque, agora, tudo o que tenho são peças que gosto e que quero usar. E, acreditem, olhar para o armário e saber sempre o que vestir é das melhores sensações de sempre.
E vocês, já alguma vez ponderaram aderir a este conceito?
Gostavam de um video a mostrar as peças constituintes o meu armário capsula?
[images source: pinterest]
Posso dizer que adorei cada dica
ResponderEliminareu faço limpeza de 3 em 3 meses
Beijinhos
CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
Tem post novos todos os dias
your blog is so professional x
ResponderEliminari'm following you ♥
www.blog017.blogspot.com
Bem, estas dicas são fantasticas!
ResponderEliminarLove, M
www.blackrosebyannluck.com
Adorei as suas dicas, eu to tentando ajeitar o meu.. mas é bem difici viu!
ResponderEliminarExcelente post!
Beijos da Nah
www.oxifalei.com.br
Instagram: @oxi.falei
Snap: nath.thamires
Que venha o video!
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Sigo imenso estas dicas por acaso! :) Adorei o post!
ResponderEliminarThe eyes of a Mermaid
Instagram
A imagem das cores é só perfeita!
ResponderEliminarBeijinhoo
RITISSIMA BLOG
Mariana
ResponderEliminarCada vez mais adiro ao minimalismo, ver o guarda em tempos em tempos e doar as peças que só uso de vez em quando. Boas e excelentes, amei.
Beijos e uma semana maravilhosa!
♥DMulheres♥@_sheylaxavier♥Fanpage♥
Gorgeous love the inspiration! x
ResponderEliminarCyber Mermaids | Alternative beauty, fashion and lifestyle blog
Gostei muito do teu post! Eu tento fazer uma limpeza aos meus armários pelo menos duas vezes por ano!
ResponderEliminarBeijinhos
Ana & The Blog | Facebook | Instagram
Isto é algo que gostava imeeeenso de fazer! E sinto que estou a caminhar na direccção directa, só tenho de fazer uma boa limpeza ao que já não uso. Daqui por dois meses não ando com nada que não seja rosa, cinzento, branco ou preto ahaha!
ResponderEliminarMarta Rodrigues, Majestic ♡
Adoro o conceito, porém não era capaz de criar um para mim :S
ResponderEliminarBeijinhos,
A Maiazita
R. Antes de mais nada quero te dar os meus parabéns por teres conquistado algo incrível. Acredito que não tenha sido um processo fácil para ti, mas és uma grande lutadora. 20kg em três meses é uma meta assustadora, e fantástica, por isso mereces um grande aplauso por teres sido capaz, porque é mesmo necessário muita garra e força de vontade! Como tinha dito, realmente inspirar-se em "a" e "b" não é a melhor opção e tens toda a razão na forma em como explicas o porquê. Também acho que pode tornar-se algo obsessivo ao ponto de querermos e fazermos de tudo para sermos iguais a alguém, esquecendo que não temos todos o mesmo tipo de corpo. É pena que não tenhas conseguido manter a rotina, mas compreendo perfeitamente! Não é fácil conciliar tudo o que temos a fazer com atividades físicas, mas desde que mantenhas uma alimentação 90% saudável já é importante. Mesmo assim, esta quinta vou partilhar no blog uma aplicação que pode vir a te ajudar por ter programas que podem ser feitos em casa. Também vou começar a partilhar mais dicas de fitness (dietas, hiit, cardio, exercicios) e espero que de uma forma ou de outra te ajude a recomeçar! Nunca é tarde nem nunca é cedo, o importante é tomar a decisão e ir em frente!
ResponderEliminarQuanto ao post, adoro as tuas dicas! Ultimamente tenho tentado me controlar a não comprar coisas só porque sim, sem necessidade! Ando a tentar guardar esse dinheiro para concretizar um sonho, o que eu acho muito mais importante, do que ter roupas e roupas sem fim, que de nada servem.
Beijinhos <3
http://un-faux-pas.com
super interessante...nunca pensei em fazer isso mas realmente dava jeito...
ResponderEliminarBeijinhos!
Blog ChocoPink / Instagram / Facebook
Confesso que adoro ver mas desde que vivo com o namorado que é muito complicado pensar nestas coisas ahah
ResponderEliminarBeijinho
Nunca ponderei fazer nada desse género, mas gostava muito de ver um vídeo, claro! :)
ResponderEliminarMais um post muito bem conseguido *
Beijinho ♥
http://cristiana-tavares.blogspot.com - BLOG NOVO
adoro fazer um "rapa" e doar roupas velhas! assim tenho espaco pra coisa nova! e uma paleta de cores certamente deixa tudo mais facil!
ResponderEliminarPam xo/ Pam Scalfi♥
Tenho de fazer isso mesmo! ando à meses para dar uma volta no meu roupeiro e desfazer-me da roupa que já não uso à anos e que só está a ocupar espaço :)
ResponderEliminarEu acho um conceito verdadeiramente espetacular, mas confesso que não conseguia :/
ResponderEliminarQue óptimas dicas :)
ResponderEliminarAdorava ver um vídeo, força!!
Beijinhos,
Shades of a Girl
Amei as dicas.
ResponderEliminarhttp://www.blogsecretplace.com/
Gostei imenso das tuas sugestões, a palete que escolheste é super gira agora para o inverno, eu tenho tendência a usar cores mais escuras quando está mais frio e não há necessidade porque essas cores resultam super bem!
ResponderEliminarLife with Ju
Tenho efetivamente de faezr uma limpeza ao meu roupeiro. No inverno sigo muito a palete de cores que aí tens, e é sempre a base do roupeiro. Contudo, no verão gosto também de cores mais vivas.
ResponderEliminarBeijinhos,
http://chicana.blogs.sapo.pt/
Já aderi a este conceito e foi das melhores coisas que fiz. Os básicos são sempre os básicos!
ResponderEliminarBeijinhos
http://aestilografa.blogspot.pt/
Ora aqui está uma ideia que eu não era capaz de colocar em prática...
ResponderEliminarxoxo
marisascloset.blogspot.com
Adorei as dicas...top =)
ResponderEliminarBeijinhos**
http://anaandstyle.blogspot.pt/
Como já sabes, agora ando mesmo numa de fazer limpezas bem regulares e de facto é o que me tem ajudado a não ser tão consumista e a ter apenas o que gosto :p
ResponderEliminarBeijocas,
ANDA DAÍ!
confesso que gostava de aderir ao conceito, mas ainda não aderi.
ResponderEliminartenho é não comprado roupa a não ser que sejam básicos que preciso de substituir, e tenho dado as coisas que não uso ou que uso muito pouco (:
http://arrblogs.blogspot.pt/
Então aposta na Stay All Day que confere um brilho natural É fabulosa :D
ResponderEliminarÓtimas dicas. Acho que usar aquilo com que nos identificamos é o mais importante :D
NEW OUTFIT POST | You can be Successful.
Instagram ∫ Facebook Oficial Page ∫ Miguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D
Que venha o video!
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Tenho ouvido falar muito disto e da forma como as pessoas se sentem bem com este conceito. Mas eu gosto tanto de roupa que não sei se consigo, portanto vou sendo feliz com o meu armário cheio. :)
ResponderEliminarbjs, gostei do blog!
http://andreiamoita.pt/
Excelentes dicas
ResponderEliminarAcho que tenho de melhorar a frequência das minhas limpezas!! XD
>> http://joandcompanystyle.blogspot.pt/ <<
Eu cá tenho que ir dar um jeito ao meu roupeiro. Tenho imensa coisa desnecessária que já não faz sentido ter, pelo que uma limpeza a sério vai ser o ideal!
ResponderEliminarBeijinhos,
An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
Descobri o conceito Capsule Wardrobe acerca de dois anos, mas só a (mais ou menos) meio ano é que comecei a tentar incorporar o meu armário ao estilo capsule wardrobe -, sem qualquer número limite de peças -, hoje já tenho um armário mais organizado, mais leve e na hora de vestir é rápido e fácil :-)
ResponderEliminarOH CAROLINA
instagram: @carolinarfrancisco