My first tattoo - Doubts and personal experience


  Não é novidade nenhuma para vocês que, recentemente, arrisquei e decidi fazer a minha primeira tatuagem. Uso a palavra "arrisquei" porque isto que até pode parecer uma coisa pequena aos olhos de muita gente, para mim foi algo pensado e repensado durante muito tempo. Alguns anos, diria. Isto porque sempre fui uma pessoa indecisa e do tipo que se cansa facilmente das coisas. Posto isto, após ter tido a ideia do que queria tatuar, decidi esperar algum tempo para ter a certeza de que não mudaria a minha cabeça no momento a seguir. 
  O post de hoje, como já devem percebido, é sobre tatuagens. Mais especificamente, sobre a minha, (claro!). Decidi escrever este post para vos expor as minhas dúvidas e receios que, de certeza, são comuns a muitos de vocês. Curiosos?

  A primeira questão que tenho a certeza que é comum a tua a gente é: DÓI?
  A resposta a esta pergunta não é assim tão simples e vai depender de alguns fatores, tais como, o lugar onde é feita e da pessoa em si. Isto é, uma tatuagem no pé não dói igual a uma tatuagem no braço, ou nas costas. São tipos de dores diferentes e que vão variando. No entanto, também isso é relativo. Por exemplo, conheço duas pessoas diferentes com uma tatuagem no pulso, sendo que a uma lhe doeu imenso fazer e a outra nem sequer sentiu dor. Com isto quero dizer-vos que não se devem privar de fazer a vossa tatuagem num lugar que gostem só porque "dizem" que dói. Doer, vai doer sempre um bocadinho. No entanto, o que a uma pessoa doí imenso a outra pode nem sequer fazer comichão. 
Agora, falando especificamente da minha tatuagem, tenho-vos a dizer que doeu, e não foi pouco. Se pudesse descrever a dor, diria que se assemelha a um gato a arranhar, mas constantemente. Há quem ache suportável, e de facto é, mas eu que não gosto nem um bocadinho de sentir dor, acho que não me aguentaria nem mais 2 minutos ali sentada. 
  Outra coisa é que quanto mais próxima do osso estiver a zona tatuada, mais dor vão sentir. E sei disto, não só por ouvir dizer, mas porque no meu caso em específico, custou-me muito mais a tatuar a parte do calcanhar do que a parte de dentro do pé.


  O que tatuar?
  Não tatuar por impulso é mesmo o "segredo". Como já disse anteriormente, aquilo que pode ser perfeito hoje, pode já não vos agradar para a semana. E digo isto porque sei que não sou a única pessoa assim. Pensem e repensem e tenham em consideração que uma tatuagem é algo que fica convosco para o resto da vida. 

  Que cuidados ter?
  Antes de fazer a minha tatuagem não fazia nem ideia dos cuidados a ter para uma cicatrização perfeita. Já tinha ouvido dizer que o Bepanthene fazia bem, mas de resto não sabia mais nada. No entanto, como boa perguntadora que sou, assim que terminei de fazer a minha, não tardei a fazer todas as perguntas possíveis. Por sua vez, o tatuador informou-me de que, ao contrário do que se diz e faz, o Bepanthene não é o melhor produto para aplicarem na vossa tatuagem, uma vez que vai interferir com a pigmentação da mesma. O creme ideal é mesmo um chamado Easy Tattoo, que podem encontrar à venda em alguns salões deste género. Eu comprei logo 5 embalagens, sendo que cada uma me dá +/- uma semana.  Outro cuidado importante a ter é aplicar uma camada fina de vaselina antes do banho. Dessa forma, a tatuagem vai ficar protegida contra os champôs, etc. e contra a temperatura da água. 
   E, claro, se fizerem a vossa tatuagem na altura do Verão, ou mesmo alguns meses antes, não se esqueçam que não devem ir para a praia. Primeiro, porque a areia contém imensa sujidade e poluição; depois, porque a tatuagem não pode apanhar sol durante os primeiros, pelo menos, 3 meses. Se quiserem mesmo apanhar uns banhos de sol, não se esqueçam de aplicar uma boa camada de protetor 50+ na área tatuada. 

  As pessoas vão querer saber o que significa.
  Especialmente se tatuarem algo num idioma pouco comum. Foi disto que me apercebi assim que sai do salão e mostrei a minha tatuagem à primeira pessoa. O lado positivo é que podem "trollar" quem vos pergunta e dizer que é algo como "amo-te mãe" ou "amo bacon" como eu própria já disse a algumas pessoas ahahah.
  No meu caso, sendo uma frase um pouco pessoal, prefiro apenas partilhar com pessoas mais chegadas. No entanto, vocês não têm obrigação de o fazer caso não queiram. É algo vosso, íntimo e que só a vocês diz respeito. 


  Vai criar crosta e dar comichão.
Mas, façam aquilo que fizerem, não cocem nem tirem a crosta. Se o fizerem, só vai contribuir para que a vossa tatuagem fique estragada e não cicatrize como deve de ser. 


  E pronto, estas são as poucas coisinhas que acho essenciais que quem está a pensar em fazer uma tatuagem saiba. Não sou nenhuma entendida no assunto, aliás, como já disse, só há pouco tempo é que me aventurei no mundo das tatuagens, mas decidi pegar na minha experiência e esclarecer quem possa estar na mesma situação que estou ou estive. Este é o tipo de publicação que gostaria de ter encontrado quando andava à procura de informação e, por isso, espero que seja útil para vocês e que, de certa forma, vos ajude. 

Espero que tenham gostado desta publicação diferente do habitual. E, claro, se tiverem alguma dica que não tenha referido, não hesitem em deixá-la nos comentários. Ia adorar saber!




Share your thoughts :

  1. Eu não sou adepta de tatuagens...

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. wow, adoro! Só vale a pena se fizer significado e há que pensar muiiiiiiiito, porque afinal é para a vida.

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Ficou muito bonita! Às vezes menos é mais :)

    ResponderEliminar
  4. Ficou tão gira! Em breve vou fazer mais 3 ahah :3 É um vicio!

    Ana ♥
    http://aruivablog.blogspot.pt/ N/POST

    ResponderEliminar
  5. gosto! simples, elegante e claramente tem um significado muito unico. beijinho

    ResponderEliminar
  6. Fiquei informada a saber algumas coisas pós tatuagem porque estou a pensar em fazer uma.
    Adorei o lugar em que tatuaste super discreto e bonito.
    :)
    with love, KATE ❤

    ResponderEliminar
  7. Adorei estou a mais de 2 anos para fazer uma mas ainda não ganhei coragem
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Adoro é mesmo gira! Também quero fazer uma tatuagem!
    http://prettylittlefashiondoll.blogspot.pt/2016/03/lisbon.html

    ResponderEliminar
  9. ficou bem bonita :) gostei mas nao tenho coragem haha
    Pam xo/ Pam Scalfi♥

    ResponderEliminar
  10. Gostei do resultado.:) Também já pensei imensas vezes em fazer, mas acho que vou ter que guardar para quando "sair de casa".:P Mas se fizer quero algo pequenino, simples e com significado claro.:)

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Adorei a tatuagem. Eu por acaso n penso fazer tatuagem, mas axo que fica bastante bem.
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Já tenho na ideia fazer uma, ou mais, há muito...mas até hoje nada e achoque é porque não conheço ninguém próximo que tenha feito e saiba de um local bom para ir...
    kiss

    Giveaway no blog
    http://inspirationswithm.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Por acaso fiz a minha primeira tattoo um bocado por impulso mas não me arrependi ainda e já a tenho a mais de 5 anos! E desde essa altura que quero fazer mais mas tenho esperado para saber se realmente é aquilo que quero! :P

    http://big-hill-of-hope.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Adorei a tatuagem, está linda! Também tenho algumas, todas muito pequenas, em sítios escondidos e com significado pessoal. Também pensei imenso antes de as fazer pelo mesmo motivo que tu
    gostei muito do post, beijinho
    https://atbeautyspot.blogspot.

    ResponderEliminar
  15. honestamente, não é algo que eu fizesse pessoalmente, mas não tenho nada contra, algumas tatuagens são lindissimas! a tua parece ter ficado muito bem =)

    http://tehteh25.blogspot.com

    xoxo

    ResponderEliminar
  16. amei essa tatuagem!! está lindaaaaa
    http://www.cosmopolitgirl.com/

    ResponderEliminar
  17. Looks really nice. Love the saying you chose to tattoo.

    http://fashionradi.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  18. Gostei tanto! Adorei mesmo o post :)
    http://diaryofalittlebee.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Adorei sua tatuagem, tenho 6 espalhadas pelo corpo, porém acredito que não tenho mais vontade de fazer.

    Dicas da Mandy

    ResponderEliminar
  20. obrigada pelo comentário <3
    a tua tatuagem está super gira, simples e delicada! gostei muito do post :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  21. Gostei muito da tua escolha e normalmente não sou fã de tatuagens escritas noutra língua. Mas por algum motivo achei a tua especialmente bonita e adoro o local que escolheste!

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. Ora aí está uma coisa que eu não faria... não porque não goste, há tatuagens que acho bonitas. Mas eu conheço-me suficientemente bem para saber que ia acabar por me fartar e a desejar poder voltar atrás. Sou demasiado inconstante para uma coisa tão definitiva =P

    ResponderEliminar
  23. Este post será com certeza útil aos mais curiosos, e aos mais receosos também! A tatuagem ficou linda, sem dúvida :)

    With love,
    Mafalda
    ig: @mafalda.ar
    personal: The Silver Memoir
    worldwide open project: Send it Forward

    ResponderEliminar
  24. Está brutal a tatuagem! Adoro tatuagens, tenho 4 e acho que não chegam :)
    Beijinhos xxxx

    http://confidentialcloset.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  25. Olá :)
    A minha é mais ou menos nesse local e garanto-te que não te vais cansar dela porque é um sitio super discreto que nem reparas muito. :p Acho que ficou muito bonita e acho que fizes-te muito bem em ter a certeza e não fazer por impulso. Eu só fiz a minha ao fim de 4 anos a "bater na mesma tecla". Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  26. A tatuagem é linda !
    Beijinhos :)
    http://myganeshapeace.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  27. Eu tenho bastantes e todas elas doeram de maneira diferente. Eu tenho bastante tolerância à dor mas a que tenho no pé, não é no mesmo sitio que tu, é mesmo no peito do pé, a dor foi horrível. A pior de todas. Já tentei acabar a tatuagem 3 vezes e ainda não consegui por não aguentar xD a minha tem bastante "sombras" e as sombras é o que mais custa porque é quase como raspar a pele com várias agulhas xD é horrível ahah

    ResponderEliminar
  28. Ohn, eu é que agradeço :') Sabes bem disso!!!
    Este post é do género. Adorei ficou linda, linda! Já tenho 3 e vou a caminho da quarta e também já falei nelas pelo blog. Acabam por ser um vício e a dor é sempre muito relativa :D

    NEW TIPS POST | How to have healthy hair
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  29. Adoro o sítios que escolhes-te!
    Beijinhos
    www.beatrizcouto.com

    ResponderEliminar
  30. This is so interesting and your tattoo is beautiful! I'm not so worried about pain, but I am scared to commit to one design though I do really want one!

    Anoushka Probyn - A London Fashion Blog

    ResponderEliminar
  31. Gostei muito das tuas sugestões e acho que a tua tatuagem ficou adorável! :)

    ResponderEliminar
  32. O post está brutal, responde muito bem a muitas perguntas...
    Gostei da tua tatuagem e do sítio onde a fizeste :) Ficou muito giro.
    Já pensei em fazer uma, mas nunca sei o quê nem onde então por enquanto fica em pensamentos...
    Beijinhos,

    http://chocopink89.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  33. Adoro tatuagens mas ainda não tenho nenhuma :c Também sou muito indecisa como descreveste (mas acho que consigo ser pior porque já pensei em milhões de tatuagens e desisti) e concordo contigo sobre não devermos fazer uma tatuagem impulsivamente.
    A tua ficou super fofinha ^_^

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  34. Gostei bastante do post! A tua tatuagem ficou mesmo gira, mas acho que no sítio onde fizeste não teria coragem, não sei, quem sabe ehehe

    A semana passada também fiz uma tatuagem e não me custou absolutamente nada!

    Beijinhos, celestepacheeco.blogspot.pt *

    ResponderEliminar
  35. Bonita tatuagem Mariana :D
    Eu não tenho nenhuma, um dia arrisco, como tu falas-te querida !
    Beijinhos Jasmim ** | Blog da Jasmim | Fan Page Facebook - New | Instagram

    ResponderEliminar
  36. Eu estou louca para fazer para fazer duas tatuagens, somente duas, nada mais: com significado para mim, pequenas mas que me dizem muito :)
    Gostei da tua tatoo e obrigada pelas dicas :D

    ~ Carla'C
    Coisinhas da Carla'C | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar

Thanks for your lovely comments
Obrigada pelos vossos comentários

@mdezolt