Polenta com Espinafres e Cogumelos


Se há coisa que NUNCA poderá sair da programação do meu blog são as receitas! Quem está por aqui há mais tempo conhece a minha paixão pela cozinha. Sabe do gosto que tenho em descobrir e inventar pratos novos para partilhar com vocês. Especialmente quando se tratam de adaptações de pratos "convencionais" para receitas vegan
Assim, esta semana decidi trazer-vos a receita de um prato que esteve presente toda a minha infância. Tendo uma avó metade brasileira, metade italiana, volta e meia lá havia polenta na mesa. Mas afinal, o que é polenta?, perguntam vocês. Pois bem, a polenta é uma espécie de papa à base de sêmola de milho que pode ser cozinhada das mais diversas maneiras. Assada, grelhada, frita, é o que vocês quiserem. Na receita de hoje não vou fazer nenhuma das três. Vou apenas ensinar-vos a fazer a base da polenta, e um exemplo de acompanhamento que podem juntar à mesma. Prontos?



Vão precisar de:
- 500gr de sêmola de milho
- 2,5l de água
- Sal
- Pimenta preta, noz moscada, salsa e/ou outros temperos a gosto
- 1 colher de sopa de margarina vegetal
- 200gr de espinafres descongelados e escorridos
- 100gr de cogumelos variados
- 1 colher de sopa de vinagre balsâmico

Modo de preparo: 
Numa panela grande, juntar a água, sêmola de milho e todos os temperos e misturar bem. No meu caso, juntei alho em pó, pimenta preta, noz moscada, salsa seca e sal. Quando estiver tudo bem envolvido, colocar a panela em lume médio a alto e mexer constantemente até a mistura ficar espessa e começar a descolar do fundo do taxo. São mais ou menos 20 minutos. Nesse momento, juntar uma  colher de margarina e envolver bem. Colocar num pirex.
Dado que é uma massa que solidifica rapidamente, se quiserem comer uma dose individual, como mostro na fotografia, colocar logo a dose pretendida no prato da refeição. Depois disso, só cortando em pedaços.
Numa frigideira quente, colocar um fio de azeite e refogar os espinafres durante 2-5 minutos. Quando os mesmos atingirem uma textura suave, adicionar  o vinagre balsâmico e o alho em pó a gosto. Cozinhar por mais 5 minutos e reservar.
Na mesma frigideira, saltear os cogumelos com um fio de azeite, temperando com salsa seca, sal e alho em pó.
Por fim, é só servir a polenta com os espinafres e cogumelos por cima et voilá!

Sugestão: No primeiro passo, ao mesmo tempo que juntei a margarina, juntei também uma mão cheia de espinafres frescos para dar alguma textura.


Como descreveu o meu namorado, é um prato que não dispensa o acompanhamento dado que a polenta em si não tem um sabor muito forte. Na verdade, vai depender do tipo e quantidade de temperos que juntarem na água, logo no início. Assim, tal como eu salteei espinafres e cogumelos, vocês podem optar por juntar qualquer outro tipo de acompanhamento. Legumes salteados, ervilhas.. é só deixarem a vossa imaginação trabalhar!

Agora digam-me, já tinham provado polenta? Ficaram curiosos? Gostavam de ver mais receitas com esta base?
Se experimentarem identifiquem-me, quero ver!


Share your thoughts :

  1. Parece uma delícia, gostaria de provar
    Beijos
    www.opsquerida.com.br/
    www.instagram.com/siteopsquerida/

    ResponderEliminar
  2. Que grande ideia! Estando a tentar reduzir o meu consumo de carne, preciso sempre de receitas novas - e esta vai para a lista. Vou espreitar mais algumas tuas :p

    Jiji

    ResponderEliminar
  3. confesso que nunca experimentei polenta, mas espinafres e cogumelos fica sempre bem juntinho =)

    http://tehteh25.blogspot.com

    xoxo

    ResponderEliminar
  4. nunca experimentei polenta, mas claramente tenho que! que aspecto babe!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  5. Que belo aspeto! Tenho que experimentar fazer! :D
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar

Thanks for your lovely comments
Obrigada pelos vossos comentários

@mdezolt