5 Tips to Declutter your Life


Há uns tempos atrás, partilhei com vocês algumas dicas para criarem o vosso armário cápsula (vejam aqui) e vocês pareceram adorar! Recebi muito feedback positivo e houve até quem dissesse que gostou daquele tipo de publicação e que podia voltar a repetir. Mais recentemente, disse-vos que me interessava bastante por moda sustentável e vocês voltaram a responder de forma positiva, dizendo que gostavam que abordasse mais esse assunto aqui pelo blog.

Assim sendo, hoje decidi partilhar com vocês 5 dicas para fazerem um declutter geral na vossa vida, no vosso dia-a-dia. Dicas que vos vão ajudar a manter apenas o essencial por perto. Isto porque, se realmente se interessam por moda sustentável e, consequentemente, por um estilo de vida igualmente amigo do ambiente, este é o primeiro passo para conseguirem "entrar na onda".


1 - Começa pelo teu roupeiro
Todas/os sabemos que manter um roupeiro organizado é meio caminho andado para sentirmos vontade de vestir tudo o que temos. Porém, nem sempre é fácil! Comecem por tirar tudo o que têm no armário (incluindo nas gavetas) e recoloquem apenas as peças com as quais se sintam bem, que não estejam estragadas e que usaram nos últimos 5-6 meses. As que não regressarem para o cabide, vendam ou doem a instituições. Há sempre alguém que vai dar mais uso do que vocês!

2 - Reduz o consumo de sacos e de plástico no geral 
É uma questão de hábito. Assim que se habituarem a pegar em alguns sacos de pano antes de sairem de casa, nunca mais vão precisar de comprar sacos de plástico no supermercado. É um hábito saudável, que o ambiente agradece e a vossa carteira também. Afinal de contas, cada saco são 0,10€. Dito assim, até pode não parecer muito, mas agora façam a conta de todos os sacos que têm na dispensa e multipliquem. Já dava para comprar algo mais útil, certo?

3 - Elimina todos os contactos que não te fazem falta 
Quer sejam eles da vossa lista de contactos, das redes sociais ou mesmo das vossas relações diárias. Se é alguém que não vos acrescenta nada e que, pelo contrário, só vos traz preocupações, eliminem essa pessoa da vossa vida. É mais fácil falar do que pôr em prática, eu sei, mas assim que decidirem fazê-lo vão ficar muito mais leves e despreocupados. Trust me!

[images source: unsplash]

4 - Faz uma revisão à tua maquilhagem 
Quantas/os de nós temos maquilhagem passada do prazo ou mesmo parada há alguns meses? Eu tinha e tenho a certeza que vocês também. Peguem em todos esses produtos de maquilhagem e questionem-se porque é que ainda os guardam. Se for para uma ocasião especial, esqueçam, nunca vão usá-la. Por isso, das duas uma: ou começam a dar verdadeiramente uso ao artigo em questão, ou então deitem fora ou dêem a alguém que saibam que vai adorar. No meu caso, vou dando às minhas irmãs mais novas. Eu sei que elas adoram!

5 - Não compres coisas desnecessárias 
Esta é a mais obvia e, por vezes, a mais difícil. Comprar coisas desnecessárias é inevitável. Especialmente no que toca a roupa, maquilhagem ou mesmo coisas para a casa. Por isso, antes de comprarem algo pensem se realmente precisam do artigo em questão, se vão dar assim tanto uso e se não há nada melhor em que possam investir o vosso dinheiro. Quando chegarem ao final do mês, não só sobrará muito mais dinheiro na vossa carteira, como sentirão o vosso espaço de trabalho/casa/quarto muito mais organizado.

E, pronto, estas são apenas algumas dicas que considero indispensáveis para manter uma vida organizada e descomplicada. Assim que as começarem a pôr em prática, vão ver que se vão sentir muito melhor e mais leves. 

Gostam deste tipo de publicação?
Que assuntos, dentro deste tópico, gostariam de ver por aqui?


Share your thoughts :

  1. Que excelentes dicas! Confesso que já sigo algumas! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Posso dizer que tenho de seguir algumas das tuas dicas
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. So nice and interesting post darling, great!
    Like it so much. Have a nice day! Follow you!

    Visit me, dear. Hope see you soon. Maleficent

    ResponderEliminar
  4. Coloco todas as dicas que deste em prática, em especial a dos sacos de plástico. Acho um absurdo uma pessoa não levar um saco quando vai às compras.

    My Own Anatomy ✨

    ResponderEliminar
  5. Comecei a seguir o projecto da Oh Maria e foi aí que que conhecemos este tipo de pensamento mais a fundo. Gostei bastante. Quanto mais falares disto, melhor! :D
    _Telma.

    ResponderEliminar
  6. adoro este tipo de publicações , tem tudo a ver comigo :D
    quero ver mais deste tipo !
    O Olhar da Marina

    ResponderEliminar
  7. YAS! eu faco limpezas no meu armario frequentemente e dou pra charities! Assim tenho menos coisas e mais espaco!
    otimas dicas amei!
    Pam xo/ Pam Scalfi♥

    ResponderEliminar
  8. Eu tenho tentado seguir um pouco algumas das tuas dicas. Sinto que durante anos fui comprando coisas por comprar ou porque me fazia sentir bem! Mas agora olho e...são só coisas atafulhadas! Então ando mesmo a tentar minimizar gastos e perguntar sempre "preciso disto?" antes de ir para a caixa! A maioria das vezes, a resposta é não preciso!
    http://www.fine-alchemy.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. São ótimas dicas, sem dúvida. E eu tento segui-las!

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  10. O único que me falta mesmo implementar é o terceiro. De facto, tenho ainda muito barulho nas minhas redes sociais e já alguns contactos inexistentes na minha lista. Sinto que me falta um pouco disso para me sentir cada vez mais confortável nas coisas do meu dia-a-dia, porque, uma limpeza social também é importante.

    ResponderEliminar
  11. Revisão à maquilhage check, contacto check, o resto nem por isso haha
    Adorei o post babe!


    Beijoos
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
  12. Amei essas dicas! :)

    www.letmecrossover.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Amei esse post! Deu vontade de esvaziar o meu armário enquanto lia hahahha com certeza vou separar um dia pra ver o que não uso mais no meu quarto e seguir essas dicas!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderEliminar
  14. Excelentes dicas.:D Eu já ando sempre com um saco na mala e também tento praticar todas as outras sugestões que deixas-te.:p

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Estas dicas são preciosas. Temos mesmo que tratar disto!

    ResponderEliminar

Thanks for your lovely comments
Obrigada pelos vossos comentários

@mdezolt