My Fit Self Challenge: The results


  Foi há um mês que aceitei o convite da Nádia, do blog Perdida em Combate, para participar no My Fit Self Challenge. Partilhei com vocês aqui a minha alegria em inserir este novo desafio no meu dia-a-dia e hoje vou contar-vos como correu. 
   
  Não vos vou mentir e dizer que foi fácil, porque a verdade é que não foi, mas o certo é que também inseri novas regras, para que os resultados aparecessem de uma forma mais eficaz. Uma dessas regras foi cortar nos hidratos de carbono. Eu sei que este é um assunto que gera muita controvérsia, pois há os que defendem que estes micronutrientes são fundamentais para o nosso organismo seja qual for a altura do dia em que sejam ingeridos e, ainda, os que acham que devem, sim, ser consumidos mas não em exagero. Confesso que a minha opinião se situa mais neste último tipo. Isto porque, desde que li o livro Dieta 1,2,3 da nutricionista Iara Rodrigues que defendo que não devemos abastecer o nosso corpo com hidratos (=energia) se não os formos gastar, assim como não colocamos combustível nos nossos carros para o pôr na garagem. Esta medida consistiu essencialmente em passar a comer hidratos apenas ao pequeno almoço e almoço, e deixar de o fazer ao lanche e ao jantar. E, parecendo que não, só o facto de ter retirado o arroz e/ou o pão destas refeições contribuiu para que neste último mês passasse de 69,8 quilos a 66. Ou seja, perdi quase 4 quilos cortando em hidratos e seguindo (quase) à risca o My Fit Self Challenge. 




  Outra coisa que passei a fazer foi a comer fruta com mais frequência. Sempre gostei de comer fruta, mas confesso que ultimamente andava um pouco desleixada quanto a isso. Acabava sempre por comer um pão de sementes com queijo ao lanche, em vez de uma maçã, ou algo do género. Este foi dos pontos ao qual me custou mais adaptar, uma vez que o lanche é sempre a altura em que eu e o meu namorado aproveitamos para pôr a conversa em dia e explorar espaços novos em Aveiro. No entanto, rapidamente percebi que isto não significou que tivesse que o deixar de fazer. Agora, em vez do lanche convencional, opto sempre por beber apenas um chá verde (depois de comer uma peça de fruta, claro). Parece que não, mas sacia bastante. 

  Mas, como nem tudo são rosas, nem todas as coisas correram bem. Algo que vos tinha dito que ia ser difícil cumprir, e que de facto foi, foi comer antes das 20h. A verdade é que cá em casa isso não é lá muito fácil, uma vez que toda a gente chega do trabalho por volta das 19h30-20h. 


  No geral creio que este desafio não correu mal, até pelo contrário. A única coisa que gostaria de ter feito e não fiz, foi publicar receitas saudáveis aqui no blog. No entanto, vou fazer um esforço para o fazer com mais frequência, em breve, pois tal como eu, eu sei que vocês também adoram conhecer receitas boas e saudáveis.

  Escusado será dizer que, com a Páscoa, esta semana que passou foi uma semana de excessos. Corri a casa de todas as tias e avós e, como tal, não pude deixar de provar a especialidade de cada uma. Porém, uma vez que ontem já começaram as minhas aulas, já voltei à alimentação saudável e a lancheira já voltou a ser um elemento obrigatório no meu dia-a-dia. Algo que tento nunca esquecer, é que o ano tem 365 dias (366, neste caso) e que não podemos comer saudável apenas quando queremos perder peso, mas sim, sempre.

Vejam que outros blogs participaram neste desafio aqui.



images source: WeHeartIt

Share your thoughts :

  1. Uau. Parabéns pelo teu esforço e resultados! :) beijinho
    The-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. parabens! continue assim e vera mtos resultados ainda :D
    Pam xo/ Pam Scalfi♥

    ResponderEliminar
  3. Adorei deve ser uma delicia
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo todos os dias

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelos resultados que obteste e força para continuares! Beijinhos

    http://wallvce.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Uau, excelentes resultados.:) Parabéns e força para continuares.

    beijinhos,
    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Adorei completamente! Também tenho uma alimentação saudável dentro dos possíveis, como sou vegetariana é difícil deixar os hidratos mas vou tentando Ahah
    Gostei muito do post! Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Meus parabéns pelos resultados querida :)
    O importante agora é continuar e manter-se saudável :D
    Beijinho
    http://themarielement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Gostei imenso deste post. Os 4 quilos que perdeste já foram bem bons, agora é só manter a alimentação saudável. Confesso que o que me custa mais é controlar o que como aos lanches, eles estragam tudo!

    Beijinho, lookingfor-more

    ResponderEliminar
  9. Ai que fome.

    http://www.blogsecretplace.com/

    ResponderEliminar
  10. a sua experiência sem duvidas foi um sucesso xD
    Como tu não comia muita fruta, fruta e o alimento mais saboroso do mundo, e que eu sou viciada em fruta principalmente morangos rsrs E que eu não como nem fruto do mar ou carnes, então sempre acabo comendo muitas frutas e legumes.

    Com carinho, Hina | Aishiteru em Contos |

    ResponderEliminar
  11. Que óptimos resultados! Parabéns! Realmente comer antes das 20h é um pouco difícil. Tenho de cortar os hidratos também mas gosto tanto de pão que custa horrores ahah.

    Marta Rodrigues, Majestic

    ResponderEliminar
  12. Muita força neste desafio! Eu irei começar os meu cuidados e dietas agora no inicio de Abril. Mês novo e muitas mais mudanças neste próximo mês! :D Também vou começar uma espécie de dieta... Queria perder uns centímetros nas pernas e vou fazer montes de exercício.


    xx, http://neverforgottenmercury.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Foi tão bom ler este post, ver os teus progressos... I'm proud of you! <3

    ResponderEliminar
  14. Ah, vou adorar se publicar receitinhas saudáveis!
    Perdeu bastante peso cortando carbo, né? Eu precisei voltar a consumir, porque sou magra e estava ficando estranha.

    Beijos!

    Chiquereza

    ResponderEliminar
  15. Era impossível para mim jantar antes das 20h! Eu normalmente só chego a casa por volta das 22h, pelo que janto tardíssimo! Fico feliz por ti e por teres notado diferença! 4 kgs é bastante :D

    Eu sou um bocado ao contrário lol, passo a vida a fazer exercício e adoro, mas não consigo ser tão rígida no que diz respeito à dieta, embora cumpra alguns pressupostos deste desafio.

    Beijinhos!

    Carolina
    [en] joy. by C. | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  16. Correu muito bem, parabéns Mariana! Infelizmente o meu mês não foi assim tão bom, na segunda quinzena as coisas foram por água abaixo após já ter perdido alguns quilos. Mas pronto, em breve também partilho os resultados no meu :3
    E fico à espera dessas receitas saudáveis por aqui!

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Muito interessante essa iniciativa, parabéns, espero que você sempre alcance seus objetivos.
    Beijos ♥
    www.jeniferalves.com

    ResponderEliminar
  18. Vou começar a comer comidas saudáveis, mas claro que falar não adianta, temos que fazer... Força!

    http://vemcomacassia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  19. Super legal o desafio e você emagreceu bem!

    Também andava desleixada em comer frutas, mas esse mês voltei a comer com mais frequência também.

    Beijos

    thhp://www.senhoritamarmelada.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  20. Ótimo desafio, eu também ando a mudar a minha alimentação aos poucos e com vontade e motivação não é assim tão difícil :)
    with love, KATE ❤

    ResponderEliminar
  21. Tens toda a razão Marianinha! É difícil cuidar do nosso corpo e comer saudável sempre e não só quando queremos fazer dieta... mas é uma questão de hábito, força de vontade e usar os alimentos saudáveis que mais gostamos a nosso favor.
    Gostei da partilha!

    Um beijinho *

    ResponderEliminar
  22. Que bom que tiveste resultados positivos =)

    ResponderEliminar
  23. Parabéns pelos resultados! (=

    Quanto aos hidratos de carbono, eu acho que são essenciais, sobretudo os complexos. Mas, claro, que as quantidades a ingerir dependem muito do tipo de vida que fazes... quem tem uma vida mais sedentária, precisa de quantidades muito menores. Mas quem faz desporto não tem opção a não ser ingeri-los, se não quiser cair para o lado =P

    ResponderEliminar
  24. É Mariana imagino que não é facil mesmo inserir novas regras na alimentação mas tudo que vem por bem e sempre bem vindo né bjim(: borboletando-emtudo.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  25. Mariana,
    Antes de mais nada, parabéns por perder os quilinhos indesejados. Alimentação é tudo , é apenas questão de escolher o que se vai comer. Adorei esse desafio e não conhecia o livro.

    Bjokas,
    Blog: DMulheres
    Me siga no instagram : @dmulheres

    ResponderEliminar
  26. Acredito que nao foi fàcil, mas acho muito importante manter uma alimentação equilibrada. Mas nas fotos parece tudo uma delicia!

    ♥ Nissi
    www.nissimendes.ch
    Instagram // Bloglovin

    ResponderEliminar
  27. Vou espreitar quem entrou neste desafio!! :p

    http://quase-italiana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  28. Deve ter sido difícil cumprir o desafio, eu mesmo, não conseguiria! haha

    Dicas da Mandy

    ResponderEliminar
  29. Eu sou a rainha dos desafios saudáveis, mas... acabo sempre por ceder. O que realmente mudou a minha vida foi experimentar retirar o gluten da minha dieta, eu não estou a tentar perder peso ou assim.. queria mais energia, queria sentir me melhor. Então decidi reduzir até chegar ao ponto de eliminar o gluten da minha. Digo te que foi uma experiência iluminadora, todos deviam pelo menos experimentar. Nota se logo a diferença, como somos viciadas no nosso pãozinho, bolachas etc...

    ResponderEliminar

Thanks for your lovely comments
Obrigada pelos vossos comentários

@mdezolt